História de Cabo Frio
Cabo Frio foi descoberto por Américo Vespúcio em 1503, tendo sido alvo constante de ataques piratas franceses e holandeses na exploração do pau-brasil que era de excelente qualidade. Habitada pelos índios tamoios, os portugueses procuravam a ajuda deles para a exploração do local.
Como o litoral nordestino era muito vigiado pelos portugueses, os franceses estavam cada vez mais explorando o sudeste do Brasil e Cabo Frio era um dos seus pontos preferidos. O franco domínio na região foi estabelecido no ano de 1556 com a construção de uma feitoria denominada "Casa da Pedra" na região que hoje é a cidade de São Pedro da Aldeia. E este domínio era cada vez maior com a união deles com os índios que habitavam a região naquela época.
Em 1575, o governador do Rio de Janeiro, Antônio Salema organizou um exército de portugueses e índios catequisados para acabar com o domínio franco-tamoio que já vinha durando anos em Cabo Frio. A Guerra de Cabo Frio devolveu a supremacia portuguesa à cidade. Estima-se que mais de dez mil índios foram mortos, juntamente com os franceses que os apoiavam. Os que sobraram se refugiaram para o interior do país ou foram escravizados.
Ao final da Guerra de Cabo Frio, os portugueses voltaram para o Rio de Janeiro e a região voltou a ser fonte de contrabando dos franceses, holandeses e ingleses.
Somente em 1615 tivemos a fundação da cidade de Cabo Frio. Isto porque o rei Felipe II ordenou ao governador do Rio de Janeiro na época, Constantino Menelau, que fosse a Cabo Frio afugentar de uma vez por todas os corsários. Sendo assim, em 13 de novembro de 1615 foi fundada a cidade de Nossa Senhora de Assunção do Cabo Frio. Para segurança do local foi construído o Forte de Santo Inácio no local da "Casa da Pedra" e criou-se uma aldeia para abrigar os índios aliados, atualmente onde se localiza a cidade de São Pedro da Aldeia.
O primeiro governador de Cabo Frio foi Estevão Gomes que era um rico fazendeiro e comerciante de escravos. Gomes era considerado capaz e corajoso e por isso foi escolhido para ocupar o cargo e tinha a missão principal de evitar o contrabando e invasões estrangeiras. Para isto ergueu o Forte de São Matheus que foi concluído em 1620.
Para povoar e habitar o território, Estevão Gomes concedeu sesmarias, principalmente entre as ordens religiosas. A distribuição de terras estimulou a formação da cidade. A Câmara Municipal foi criada e a cidade passa a ter uma vida política e administrativa.
Atualmente Cabo Frio é um grande centro turístico com vasta rede de hotéis e pousadas para turistas nacionais e estrangeiros aproveitarem sua beleza natural. Suas praias são famosas pela areia branca e fina. Seu clima tropical onde o sol brilha forte o ano inteiro e quase não chove, estimula fortemente este turismo praiano.